terça-feira, 12 de julho de 2011

Maitre

Atribuições de um Maitre

Funcionário encarregado de planejar as rotinas em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O Maitre é o profissional responsável por supervisão dos trabalhos desenvolvidos pelos garçons. Cabe a ele também o planejamento das rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O trabalho do Maitre é muito importante, tendo a responsabilidade de comandar e treinar os funcionários, de observar o fluxo de atendimento aos clientes, assim como de supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos oferecidos no estabelecimento.


Características de um Maitre

Para ser um maitre é necessário que o profissional seja muito educado para atender bem seus clientes, possuir boas maneiras e ser cortês. Além disso, outras características interessantes são: Agilidade, raciocínio Rápido, capacidade de Observação, Flexibilidade, Disponibilidade de Horário, Simpatia, Pró-Atividade, Responsabilidade, Boa Aparência, Boa Disposição Física, Boa Memória, Capacidade de Comunicação, Capacidade de Ouvir Sugestões e críticas e Conhecimentos Gerais.

Formação de Um Maitre

Não existe uma formação necessária para ser um maitre, porém é imprescindível que o profissional tenha concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau). A realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados são muito importantes. Hoje existem diversos cursos para formação de Maitre, tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.
 

Atividades De Um Maitre

Estar sempre disposto e pronto a atender quando o cliente solicitar, mesmo que seja para criticar.
Treinar funcionários para melhor atendimento dos clientes.
Coordenar equipes de trabalho.
Planejar, controlar e organizar o restaurante / estabelecimento para o início das atividades.
Ter visão holística, na observação de todos os detalhes para que os clientes possam ser atendidos em tempo real e na forma adequada.
Supervisionar as atividades de fechamento do restaurante, como a limpeza, o desligamento de aparelhos elétricos, o trancamento de portas e janelas e a guarda de comidas e bebidas.
Coordenar junto com o chefe de cozinha e o gerente do restaurante, a carta de vinhos, os cardápios de alimentos e bebidas, com a criação de novos pratos e se preciso eliminação de outros.
Planejar, organizar e dirigir banquetes e outros serviços de buffet.
Fazer reservas de mesa pessoalmente ou por telefone, para pequenos, médios e grandes grupos.
Recepcionar os clientes e acompanhá-los até às mesas ou ao bar.
Saber realizar venda de produtos existentes por meio de sugestão com profundo conhecimento dos cardápios, buffets e carrinhos com produtos.
Acompanhar o fluxo de atendimento durante o decorrer da recepção para que o cliente sinta-se tratado com a máxima atenção e cordialidade.
Atender de forma adequada às reclamações dos clientes, minimizando sua insatisfação.
Apresentar a nota e cobrar, se for o caso, explicando aos clientes as várias formas de pagamento.
Controlar e supervisionar o recolhimento da taxa de serviço e da gorjeta, aplicando as normas da empresa.
Despedir-se dos clientes com discrição, manifestando interesse por seu retorno.
Servir pratos, vinhos, coquetéis e outros produtos especiais.

Mercado de Trabalho 

O mercado de trabalho para um profissional de atendimento, como é o Maitre, é amplo e a cada dia cresce mais o interesse desse profissional no mercado de trabalho, podendo atuar em grandes redes de Restaurante e Hotéis. Para tanto é necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.

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