sábado, 2 de julho de 2011

Conceitos Profissionais


Conceito de Benchmark

Quando nós buscamos conhecer pessoas que tiveram sucesso em sua vida pessoal ou profissional, estamos buscando uma referência, assim aprendemos com a experiência dos outros e crescemos mais rápido.
Neste caso a Empresa faz o mesmo em relação aos seus produtos e serviços comparando-os as demais Empresas, sendo concorrente ou não. Deste modo, aprende com as experiências dos outros e agrega ao seu produto, o que os deles tem de melhor.
Assim se consegue benefícios mais baratos sem que precise reinventar a roda ou assumir riscos desnecessários.
O Benchmark mostra à Empresa o que fazer e como fazer para melhorar seu produto e ganhar maior eficiência e competitividade.
Isto quer dizer que devemos fazer em nosso dia- a- dia o Benchmark para com os nossos prováveis concorrentes.


Conceito de Brainstorming

Brainstorming significa uma relação de idéias realizada em grupos, onde todos contribuem na busca da solução de um problema. Quanto mais idéias tiverem melhor, se o assunto for encontrar a solução para o problema.
O Brainstorming é feito com objetivo fixado, todas as idéias devem ser relativas ao assunto em pauta, mesmo que a idéia de um dos seus participantes seja encarada como uma bobagem, no Brainstorming isso não acontece, pois não se julga uma idéia se é boa ou ruim, todos podem falar livremente sem medo de críticas, o importante somar todas as demais idéias.
Isto quer dizer que devemos estar sempre praticando o Brainstorming com nossos funcionários, saibam tirar vantagens das idéias deles.
 


Conceito de Reunião Relâmpago

Reunião Relâmpago é uma reunião rápida e objetiva, onde as informações serão transmitidas. É de suma importância que seja realizada diariamente e não deve ter mais do que dez minutos de duração. Em geral são informações relativas a pontos negativos do dia anterior ou até mesmo uma ação imediata no dia corrente, devem também entrar na pauta informações que sejam do interesse dos funcionários, somente através da comunicação é que o grupo se fortalece para que todos trabalhem pelos objetivos e metas.

Conceitos de Administração Visível

A administração visível torna mais fácil o acompanhamento das metas, isso deve ser feito através de gráficos, que devem estar dentro dos padrões da empresa e mostre de forma clara o andamento das metas da equipe.
Para que os gráficos manifestem realidade precisamos identificar qual o item que melhor representa o cumprimento das metas.
Todos os gráficos devem indicar um responsável pela sua atualização e a freqüência com que é atualizada.
O gráfico deverá ficar exposto ao alcance de todos, e o tipo de gráfico usado tem que ser o mais simples possível, mas sem esquecer de padroniza-los, propiciando o acompanhamento eficaz das metas. Isto é uma Administração Visível.

Conceito de Workshop

O Workshop é a oportunidade para a prestação de contas das metas negociadas e obter o reconhecimento pelo cumprimento das ações do método, ele acontece na data fatal fixada para prestação de contas das ações do método, esta data não poderá ser inalterável. O material que vai ser apresentado é muito importante, são eles, Método Aprovado e Assinado pela Chefia, Gráfico de Controle da Meta, Folhas de Verificação, Fotografias, é importante utilizar também o material de apoio na apresentação como retroprojeto, flip-chart etc...
O material a ser apresentado deve conter apenas fatos e dados relacionados com as ações do Método, quem apresenta cada ação é o responsável pela sua execução, é importante que todos desta equipe participem nesta apresentação.

Conceito de Objetivo, Meta e Método

Quando focamos no Objetivo estamos fixando uma direção a seguir, este objetivo é um foco de atenção. Por exemplo: Reduzir Custos, Melhorar a Qualidade, Melhorar as Vendas, Melhorar Prazo de Entregas em Domicilio etc...
A negociação de objetivos e metas é importante porque define os rumos da equipe de trabalho. A Meta é a tradução do objetivo em Números e Data para o cumprimento, o caminho para atingir a Meta é o Método (Ação) tem que estar bem clara. O Método só é bom se tiver Ação forte para atingir a meta, do contrário é um método ineficaz. O planejamento só é completo quando cumprimos estas três etapas.

Objetivo.****Método.****Data****Fixada.

Autor,
André Crispim

Foco no Cliente

Imagine seu restaurante sem nenhum cliente, as mesas limpas, o estoque bem abastecido, a loja bem higienizada, todos os funcionários bem uniformizados e com sua higiene perfeita, mas nenhum cliente entra na sua loja, seria uma loucura, mais é pensando assim que devemos nos preocupar.

Todos nós sabemos que o cliente é o maior Ativo que uma Empresa possui, ele é o foco principal de todas as estratégias e deste dependem no final das contas os resultados a serem obtidos. Porém, apesar de conhecermos essa verdade e de tela sempre em nosso discurso, não paramos para perceber a importância de termos profissionais certos e bem preparados, dispostos a colaborar e a promover para o bom andamento dos resultados planejados, a este que é o objetivo principal de uma Empresa.

Assim, estabelecer um setor adequado para cada pessoa, tentando atender a sua vocação, promovendo o desenvolvimento das habilidades necessárias para cada função e dando-lhe a exata dimensão da importância de sua função para o sucesso da Empresa, é fator fundamental para se conseguir diferenças competitivas que aumente a percepção e a satisfação do cliente com relação aos produtos e serviços oferecidos.

Quando o cliente começa a perceber que estamos cuidando dele, nos preocupando com sua satisfação, com seu bem estar, fazendo pensar que ao entrar em uma loja não são considerados apenas como Números e sim como Amigos e que encontre em sua loja a extensão de sua casa, certamente este cliente será o nosso maior aliado, promovendo novos clientes.
O consumidor de hoje quer encontrar em uma loja principalmente ter um Bom Atendimento, Uma Boa Qualidade Nos Serviços Prestados, Com Produtos de Excelente Qualidade, etc... Pois se engana aquele Funcionário/Empresario que acha que só terá cliente se tiver bons preços. Contudo devido à realidade econômica que vivemos em nosso País, ter um preço competitivo aos demais concorrentes também é importante. Mas terminantemente volto a afirmar, de nada adiantará ter preço se não houver tais outros requisitos muito mais importantes.


Fidelização de Cliente
Qual o Restaurante que não deseja fidelizar seu cliente, telo sempre ao seu lado, ver que devido ao trabalho constante depois de tanto se tentar várias formulas e até experiências mau sucedidas, por fim, conseguir fidelizar uma imensa cadeia de clientes. Só que, uma Empresa não sobrevive de teste e sim de Números Positivos, (Lucro) por este motivo devemos ser Agiu, Objetivo, Perspicaz, Audacioso e acima de tudo, devemos focar nas metas estabelecidas pela Empresa. E então, o que fazer para Fidelizar os clientes? Não é muito simples, mas se agirmos de forma abaixo, fazendo estas perguntas para si mesmo já é um grande passo.
. Será que todos os meus funcionários procuram ajudar os clientes quando este parece perdido sem saber qual é a melhor opção ?
. Será que os produtos e servicos em promoção estão visivelmente ao cliente?
. Será que os produtos oferecidos são de boa qualidade?
. Será que estamos prestando um bom atendimento?
. Será que estou tratando os meus funcionários com o devido respeito?
. Será que estamos homenageando nosso cliente fiel de todos os dias?
. Será que estamos contratando funcionários que gostam de trabalhar com pessoas?
. Será que todos os funcionários estão informados das promoções do restaurante?
. Seus funcionários estão cientes das metas a serem atingidas?
. Sua loja premia seus funcionários depois que as metas são atingidas?
 
Lembre-se estas e outras perguntas fazem parte do seu dia a dia, então as coloque em prática com todos seus funcionários.