terça-feira, 12 de julho de 2011

Garçom


O que é ser um garçom?

O garçom é o profissional responsável por atender os clientes em um bar, café ou restaurante, anotar seus pedidos, servi-los, e, após a saída do cliente, retirar os restos da mesa, e limpá-la, de modo que outra pessoa possa ocupá-la. O garçom também pode trabalhar em eventos e festas, e, nesse caso, o profissional é responsável apenas por servir os convidados e recolher os copos e pratos já utilizados. O garçom deve garantir que não falte nada aos clientes ou convidados e que eles estejam satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento. Além do seu salário, o garçom ganha uma taxa de 10% que é inclusa na conta do cliente e as gorjetas, ambos opcionais.

Características De Bom Garçom

Muitos diriam que para ser um garçom é necessário apenas que o profissional seja alfabetizado, isso quer dizer, saber ler e escrever para poder anotar os pedidos. Mas Além disso, hoje um garçom tem que ser cordial, alegre, ter higiene, ter hábitos saudáveis e principalmente ser um vendedor, isso quer dizer que, o Garçom de hoje te que conhecer a fundo o cardápio oferecido do restaurante atuante, pois é muito constrangedor para o cliente que ao perguntar para o profissional sobre um determinado produto do cardápio ou por uma sugestão e este mesmo profissional não souber responder ou dizer aquela enigmática frase Vou Falar Com O Chefe.

As características mais importante e interessantes são

  • Agilidade.
  • Raciocínio rápido.
  • Capacidade de observação.
  • Paciência.
  • Capacidade de organização.
  • Flexibilidade.
  • Disponibilidade de horário.
  • Simpatia.
  • Pró-atividade
  • Responsabilidade

Formação Para Garçom
Não existe uma formação necessária para, porém, é importante a realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados. Tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.

Atividades De Garçom
  • Atender os clientes.
  • Anotar os pedidos.
  • Passar o pedido ao cozinheiro, caso o mesmo seja de gênero alimentício.
  • Preparar a bebida, ou passar o pedido ao bartender se for o caso.
  • Servir o cliente.
  • Estar pronto a atender quando o cliente solicitar.
  • Trazer a conta quando o cliente pedir.
  • Retirar os restos de comida e as louças utilizadas.
  • Limpar a mesa para que outras pessoas possam ocupá-la.

Áreas de Atuação e Especialidades
Bares, restaurantes e cafés: trabalha realizando as funções normais de um garçom, podendo até se especializar em comidas ou bebidas, e participar de cursos como o de barman, de sommelier, de chef ou de maitre. Geralmente, os garçons são contratados pelo próprio estabelecimento, e não terceirizados.
Eventos: trabalha em festas e eventos como casamentos, aniversários, batizados, lançamentos, conferências, homenagens, etc. Esse profissional atende aos convidados, servindo-lhes bebidas, aperitivos e comidas, e recolhendo os copos e pratos usados. Nesse caso, geralmente, os garçons são terceirizados.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o profissional de atendimento, como é o garçom, é amplo, e continua crescendo, acompanhando o crescimento do lazer e dos serviços. É necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.

Curiosidades
A profissão de garçom é uma profissão muito antiga, já na Antigüidade Clássica essa função era exercida pelos escravos domésticos, como eram chamados os escravos que trabalhavam dentro da casa de seus donos.
Existiram também, durante toda a história, as tabernas, que eram estabelecimentos comerciais que atendiam os forasteiros e os pousos de passagem, que eram casas de famílias que ofereciam repouso e comida aos "hóspedes", nos dois casos, o papel de "garçom" era exercido pelos proprietários e suas famílias. O trabalho do garçom só foi distinguido e passou a ser incumbência principal de um funcionário a partir da urbanização e a formação dos bares e restaurantes. A partir daí o garçom virou figura importantíssima dentro de um estabelecimento.

A Função da Hostess

A hostess é uma atendente é quem recepciona os clientes, é o cartão de visitas do restaurante, tem que ser simpática estar sempre com um sorriso no rosto, atenciosa com todos os clientes. A hostess, ter iniciativa é muito importante, ser cordial e extremamente educada sempre com um “bom dia”, uma “boa noite” já faz muita diferença. Esse profissional deve abordar as , perguntar em quantas pessoas estão e direciona-las ao Maitre ou diretamente ao lugar mais adequado dentro do estabelecimento ou perguntar se existe um local de preferências, etc.

Maitre

Atribuições de um Maitre

Funcionário encarregado de planejar as rotinas em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O Maitre é o profissional responsável por supervisão dos trabalhos desenvolvidos pelos garçons. Cabe a ele também o planejamento das rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, bares e estabelecimentos similares. O trabalho do Maitre é muito importante, tendo a responsabilidade de comandar e treinar os funcionários, de observar o fluxo de atendimento aos clientes, assim como de supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos oferecidos no estabelecimento.


Características de um Maitre

Para ser um maitre é necessário que o profissional seja muito educado para atender bem seus clientes, possuir boas maneiras e ser cortês. Além disso, outras características interessantes são: Agilidade, raciocínio Rápido, capacidade de Observação, Flexibilidade, Disponibilidade de Horário, Simpatia, Pró-Atividade, Responsabilidade, Boa Aparência, Boa Disposição Física, Boa Memória, Capacidade de Comunicação, Capacidade de Ouvir Sugestões e críticas e Conhecimentos Gerais.

Formação de Um Maitre

Não existe uma formação necessária para ser um maitre, porém é imprescindível que o profissional tenha concluído o ensino fundamental (antigo 1º grau). A realização de cursos de especialização, workshops e treinamentos que capacitam o profissional para atender melhor os clientes ou convidados são muito importantes. Hoje existem diversos cursos para formação de Maitre, tais cursos diferenciam o profissional e o destacam no mercado de trabalho.
 

Atividades De Um Maitre

Estar sempre disposto e pronto a atender quando o cliente solicitar, mesmo que seja para criticar.
Treinar funcionários para melhor atendimento dos clientes.
Coordenar equipes de trabalho.
Planejar, controlar e organizar o restaurante / estabelecimento para o início das atividades.
Ter visão holística, na observação de todos os detalhes para que os clientes possam ser atendidos em tempo real e na forma adequada.
Supervisionar as atividades de fechamento do restaurante, como a limpeza, o desligamento de aparelhos elétricos, o trancamento de portas e janelas e a guarda de comidas e bebidas.
Coordenar junto com o chefe de cozinha e o gerente do restaurante, a carta de vinhos, os cardápios de alimentos e bebidas, com a criação de novos pratos e se preciso eliminação de outros.
Planejar, organizar e dirigir banquetes e outros serviços de buffet.
Fazer reservas de mesa pessoalmente ou por telefone, para pequenos, médios e grandes grupos.
Recepcionar os clientes e acompanhá-los até às mesas ou ao bar.
Saber realizar venda de produtos existentes por meio de sugestão com profundo conhecimento dos cardápios, buffets e carrinhos com produtos.
Acompanhar o fluxo de atendimento durante o decorrer da recepção para que o cliente sinta-se tratado com a máxima atenção e cordialidade.
Atender de forma adequada às reclamações dos clientes, minimizando sua insatisfação.
Apresentar a nota e cobrar, se for o caso, explicando aos clientes as várias formas de pagamento.
Controlar e supervisionar o recolhimento da taxa de serviço e da gorjeta, aplicando as normas da empresa.
Despedir-se dos clientes com discrição, manifestando interesse por seu retorno.
Servir pratos, vinhos, coquetéis e outros produtos especiais.

Mercado de Trabalho 

O mercado de trabalho para um profissional de atendimento, como é o Maitre, é amplo e a cada dia cresce mais o interesse desse profissional no mercado de trabalho, podendo atuar em grandes redes de Restaurante e Hotéis. Para tanto é necessário que o profissional seja pró-ativo e determinado, pois o bom atendimento dos clientes requer atenção e simpatia, além disso, para se destacar também é importante que o profissional se atualize constantemente por meio de cursos e treinamentos.

GASTRÔNOMOS/CHEF DE COZINHA

GASTRÔNOMOS

Bacharelado


São técnicas praticadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia dominante dos métodos de segurança alimentar, de planejamento, de elaborar e produzir cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até mesmo áreas de hospitalares que vem crescendo ao longo dos tempos. Com técnicas formadoras muito bem aplicadas, elabora e executa desde a preparação dos pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se em áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como Brasileira, Japonesa, Alemã, Francesa e Italiana, entre tantas outras. Também é de sua responsabilidade organizar, planejar, supervisionar tudo sobre seu comando o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, elaborar e cuidar de tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato cordial com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem maior rentabilidade para empresa atuante. Outra possibilidade que também vem crescendo muito é ser Consultor de Gastronomia, este profissional se dedica a prestar assessoria para a abertura de novos restaurante ou até mesmo nas mudanças de cardápios de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
Ser um Bacharel ou Ser Tecnólogo
Os dois cursos são muito bem-parecidos, mas o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, podemos dizer que é mais completo, pois tem duração de média de quatro anos, enquanto o tecnológico é mais focado e embasado principalmente na prática da preparação de alimentos e bebidas, com duração de dois anos e meio. Ambos reconhecidos pelo MEC.
 
Mercado de Trabalho

O mercado está estável para os bacharéis e tecnólogos em Gastronomia. A maior parte das vagas é de chef de cozinha em restaurantes de cardápio sofisticado. Mas começam a se desenhar novas oportunidades. O bacharel tem a possibilidade de atuar como administrador do restaurante. Outra alternativa é trabalhar como personal chef para famílias de alto poder aquisitivo, que buscam refinar seu cardápio diário.
A consultoria é mais uma atividade que cresce, assim como as áreas de gestão, confeitaria, panificação e gastronomia hospitalar. "Padarias-butique buscam o profissional para desenvolver um cardápio mais elaborado", afirma Marcelo Bérgamo, coordenador do curso tecnológico em Gastronomia da Metodista, de São Paulo. A maioria das vagas ainda se concentra no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde são realizados os grandes eventos e se localizam muitos dos restaurantes de alto padrão. Locais turísticos no interior e no litoral desses estados são um bom mercado para o formado. Cidades do Nordeste apresentam demanda por chefs, principalmente nos novos hotéis e resorts. Restaurantes de navios em cruzeiro pelo país ou exterior têm contratado chefs e auxiliares.


O curso
 
Há poucos cursos de bacharelado nessa área no Brasil. Desde o primeiro ano, eles mesclam matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene, além de sociologia, matemática, estatística, psicologia, direito, legislação aplicada e gestão financeira. A prática enche os olhos dos alunos - é recheada de disciplinas como coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã e serviço de quarto e cozinha alternativa. Em alguns cursos ainda há aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais.


Chef Pâtissier


Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.

Personal Chef

Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Consultoria

  • Segurança Alimentar - Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

  • Desenvolvimento de produtos - Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada Indústria.

  • Gestão do Negócio - Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes

 
Chefe de Cozinha


Profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação.

O que é ser um chefe de cozinha?

O chefe de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de inteira responsabilidade do chefe de cozinha manter a ordem e principalmente a higiene na cozinha, além de supervisonar seus auxiliares no preparo dos pratos. Este profissional trabalha em conjunto com o gastrônomo, seguindo projetos de cardápio estabelecidos por ele e ajudando-o a relacionar aperitivos, pratos frios, principais, sobremesas e bebidas. Na ausência de um gastrônomo no estabelecimento, suas funções são realizadas pelo chefe de cozinha.

Características Para Ser Um Chefe de Cozinha
  • Responsabilidade.
  • Higiene.
  • Metodologia.
  • Bom senso.
  • Facilidade de misturar sabores.
  • Capacidade de exercer liderança.
  • Espírito inovador e criativo.
  • Gosto para aplicar novas experiências.
Formação De Chefe De Cozinha.
Não existe formação necessária, como costumamos dizer, aprende-se no dia-a-dia, essa é uma das grandes diferenças do chefe de cozinha e do gastrônomo. O chefe de cozinha não precisa ser graduado em curso superior, porem precisa dominar e muito bem as práticas da culinária. Nesse caso, o aprendizado vem à medida que o profissional exerce a função.
Entretanto, existem cursos que podem ser feitos para a especialização do profissional, voltados a qualquer área da culinária. É também interessante que o profissional tente se atualizar e entender conceitos da administração de um estabelecimento, pois na falta de um gastrônomo, é ele quem administra a cozinha.

Principais Atividades
  • Auxiliar o gastrônomo a estabelecer o cardápio.
  • Selecionar os ingredientes.
  • Realizar a preparação dos ingredientes.
  • Orientar seus auxiliares quanto à preparação do prato.
  • Preparar os pratos ou acompanhar sua preparação.
  • Manter e garantir a higiene no ambiente de trabalho.
  • Cuidar da apresentação do prato.
  • Cuidar para que os pedidos sejam atendidos sem demora.
Áreas De Atuação / Especialidades

Restaurantes, Churrascarias, Pizzarias, Bares, Lancherias e Redes de Lanchonete, Instituições Públicas e Privadas, pode trabalhar como cozinheiros particulares em casas de família cuidando da alimentação de todos os moradores e funcionários e uma função que vem crescendo muito que é de Personal Chef, mas para contratar este serviço deve-se atentar para um profissional com formação em gastronomia.
Necessário que ele se especialize e participe de treinamentos e cursos, além de se interessar por conceitos de administração para que possa gerenciar melhor a cozinha.