sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dicas...Conheça as Principais Perguntas Elaboradas Numa Entrevista de Emprego























Todos os profissionais sempre buscam melhorar na carreira ou ao menos deveriam. Seja na posição atual que ocupa, ou em qualquer empresa que esteja buscando novas oportunidades. No caso da segunda opção, uma das situações mais comum que você terá de encarar numa entrevista de emprego, será responder a uma série de perguntas que escapam à sua compreensão, muitas das vezes fica se perguntando... Pra que tudo isso?. Por mais que você já tenha escutado e passado por esta ladainha antes, elas sempre deixam o candidato surpreso e muitas das vezes se perguntando será que fui bem?. Mas, saiba que elas são pronunciadas justamente para fazer valer sua reação e, assim, poderem analisar sua postura pessoal, sua ética como profissional, seu comportamento de como se sente sobre pressão e tantas outras que na verdade significa o primeiro passo para uma próxima fase da dinâmica que ainda tenha que passa. Desse modo, preste muita atenção nas dicas abaixo e prepare-se para responder de forma impressionante a estas perguntas, assim suas chances de contratação irão aumentar, mais é claro cada entrevistador te sua forma de conduzir e de perguntar é muito possível que se depare com outras perguntas que não sejam as que verão abaixo, mais uma boa diga é, seja claro, objetivo, simpático e nunca, nunca se confunda com seus pensamentos não enrola, não tente falar o que não sabe, agindo assim já terá grandes chances de passar para próxima fase.


Como você se descreve? Qual o seu perfil?

Esta é uma pergunta clássica e obrigatória, principalmente para abrir uma entrevista. Trata-se, portanto de sua apresentação formal. Certifique-se de que você esteja bem confortável ao falar sobre si mesmo, lembre-se não enrole o entrevistado, seja simpático ao iniciar uma conversa agradável com o entrevistador. Primeiro comece se apresentando...Depois fale de sua formação acadêmica. Diga os valores em que você acredita. Outra diga muito importante, tente resumir sua experiência, geralmente o entrevistado já leu e releu seu currículo e ele quer saber de você, caso ele não pergunte por onde deve começar a falar, lembre de começar sempre experiência mais recente... Vamos imaginar que tenhas 20 anos de experiência profissional e irá começar falando da sua primeira empresa, isso só tornará cansativo e com toda certeza o entrevistador irá logo te cortar, isso já significa um ponto negativo ao seu respeito, comece falando da sua carreira anterior focando na vaga oferecida. Enumere tantos quantos forem necessários os fatos, as conquistas, os títulos, mostre sua visão de longo prazo etc. Mantenha suas respostas de acordo com seus objetivos e complete com um sorriso, sempre sorria, pois simpatia é fundamental.

Quais são seus pontos fortes?

Esta é uma pergunta muito fácil, mais tomem cuidado, não vá dizer o que não é...Exemplo: O entrevistador te pergunta qual é seu ponto forte e você responde: Sou bom com números, mais você já fez um teste de matemática e errou quase tudo, pode ser que seja realmente bom mais fatos são fatos e o que está valendo é sua nota atual neste teste aplicado pelo entrevistador, pode ter certeza que você não será escolhido pra vaga.... Você tem que entregar ao interlocutor suas melhores habilidades e traços de personalidade, de comportamento .Habilidades são as competências mais importantes que você adquiriu através de sua experiência anterior, conhecimentos específicos sobre o cargo ou segmento de mercado, idiomas, ferramentas de informática, cursos de extensão etc. Enquanto os traços são suas características únicas, como o foco no trabalho, orientação para metas, pontualidade, flexibilidade, trabalho em equipe etc..Comportamento é como se porta com pessoa, vida afetiva e etc..Através desta questão, o entrevistador terá informações suficientes sobre qual pode ser a sua futura contribuição para a empresa e se ​​eles vão contratá-lo.

Quais são seus pontos fracos?

Não é muito fácil falar de nossos defeitos e principalmente nesta hora, mas isso não quer dizer que você deva contar todas as suas frustrações durante a entrevista, cuidado com que irá falar. Tente ser claro com algum ponto que saiba que é comum a você e enfatize sua real mudança ou que ainda precisa de aperfeiçoamento. Mas, não de forma leviana, e sim de uma forma inteligente buscando sempre o aprimoramento deste Ou seja, você diz que tem uma debilidade, seja qual for, mas está fazendo de tudo para superá-la. Não caia na no erro de tentar transformar virtudes em defeitos, como falar que é perfeccionista, dizer que é muito detalhista, que passa noites sem dormir, preocupado com o trabalho ou algo do tipo. Os entrevistadores detestam esta jogada, isso serve para que este possa analisar se você realmente se conhece, isso quer dizer se faz uma auto reflexão sobre si mesmo. Afinal, ninguém é tão perfeito assim, ninguém é feito somente de qualidades, e também ninguém acreditará que você realmente irá viver 100% do tempo dedicado para a empresa. Seja humilde, humildade é fator primordial de todo ser humano, tenha auto controle de si mesmo e conquiste a simpatia do entrevistador com base em fatos reais. Isso quer dizer....Seja verdadeiro.....


Por que deveríamos contratá-lo?

Responda de maneira simples, não vá dizendo...Eu sou bom em tudo que faço... Sempre fui o melhor da classe ou sempre sou o mais dedicado na trabalho, procure focar em seus anos de experiência nesse ramo ou função. É importante também ser objetivo e dizer exatamente o que pode oferecer para satisfazer as necessidades que o posto requer, especificamente. Pode arriscar a falar a respeito de algum benefício significativo que proporcionou em seu emprego anterior ou falar de alguma habilidade extra que possua. Mas, tome o devido cuidado para não parecer arrogante ou pretender-se indispensável. Neste caso, menos é mais.

Por que você quer trabalhar aqui?

Esta pergunta visa saber o que o motivou a querer trabalhar na empresa se pesquisou antes para ser informar da empresa a qual pretende ingressar ou simplesmente se a responder ao anúncio viu que era apenas mais uma oportunidade. Não deixe transparecer que espalhou centenas de milhares de currículos e que está ali por necessidade seja qual for ou porque foram os únicos que lhe chamaram, essas coisas que tanto desagradam para quem está ouvindo. Diga que selecionou algumas empresas com a qual se identifica por sua cultura organizacional, sua postura perante a opinião pública, pode sim dizer que já conheceu pessoas que trabalharam para esta empresa e que adoraram pela possibilidade de desenvolvimento, pelo crescimento pessoal que esta oferece ou que sua missão e seus valores coincidem com os seus que se identifica muito com esta, e que suas habilidades e experiência anteriores vão muito ao encontro do que a empresa pode estar necessitando naquele momento. Enfim, aqui isso nada mais é do que uma venda, é você se vendendo para a empresa.


Quais são os seus objetivos?

Cuidado com essa pergunta. Não vai dizendo...Pretendo comprar um carro ou pretendo comprar minha casa própria, o entrevistado não quer saber seus desejos pessoais e sim seus objetivos futuros com a empresa em questão. Ele quer saber se você está aqui caindo de para quedas ou se realmente pretende fazer parte do time. Para ser bem eficiênciente, defina primeiro suas metas em curto prazo, focando no seu crescimento e a oportunidade de uma posição que permita demonstrar suas capacidades profissionais e não pessoais. Depois fale em médio prazo, especificando que pretende se atualizar profissionalmente cada vez mais, buscando aperfeiçoamento. E finalmente, deixe claro que sua pretensão não é só um emprego, mas também contribuir, aprender, crescer e obter maiores responsabilidades no trabalho buscando se possível alcançar uma posição maior de liderança.

Por que você saiu do emprego anterior?

Momento crítico, muito cuidado Tenha na ponta da língua uma argumentação convincente isso quer dizer não fique pensando que falar pois este saberá ou verá que esta mentindo, seja firme com suas palavras. Cuidado ao falar de seu chefe superior, não seja desagradável falando mal da empresa anterior. Mesmo que seu chefe anterior seja um carrasco ou algo parecido não fale, não vá dizer que seu antigo chefe era um mala sem alça, mesmo que isto possa seja verdade. Lembre-se você está sendo contratado para uma nova empresa e possívelmente aquele que te entrevista será seu chefe imediato... Já imaginou, será que ao responder assim será contratado por este? A melhor resposta será explicar que decidiu mudar de ares, que não se adaptou nesta empresa por ter valores diferentes dos seus ou porque chegou à conclusão que havia dado tudo de si e encontrado um limite, um impedimento para que continuasse crescendo pessoalmente e profissionalmente dentro da empresa.

O que o torna você diferente dos outros candidatos?

Novamente seu foco tem que ressaltar a sua trajetória anterior, suas experiências anteriores, seu comprometimento, sua formação atual e a que ainda pretende ter no futuro. Saiba que resposta certa não existe para está pergunta, apenas diga qual é sua maior qualidade e como poderá agregar a empresa em questão. E nunca fale de seu concorrente a vaga, dizendo que é melhor do que ele nisso ou naquilo, deixe este cargo para o entrevistador ele é quem decide quem é e quem pode exercer tal cargo. Seja intuitivo não abusivo...

Qual a opinião de sua equipe e chefia anterior sobre você?

A pergunta do entrevistador é investigar sua auto-estima, seu auto controle. É saber como você demonstra sua capacidade de auto-avaliação, sua autocrítica e se tem segurança nas suas respostas. Assim, não fique preocupado de jogar um pouco de confete, fale com um sorriso no rosto, sempre se guardando das devidas proporções para não exagerar demais nas fantasias. Este é o exato momento, é isso que o entrevistador está esperando de você, que deixe a modéstia de lado e fale de suas competências, de suas habilidades e atitudes pessoais e profissionais.

Qual a sua pretensão salarial?

Não é errado querer ser auto qualificar querendo sempre bons salários, porém deve ter consciência se a empresa em questão esta disposta a arcar neste momento com tal salário e principalmente se você se enquadra na atual condição de exigir um grande salário. Você pode sim pensar no assunto, afinal todo bom trabalho tem que ser bem remunerado, mais uma vez digo. isso não quer dizer que a empresa esteja disposta a pagar. Só não esqueça que pode existir uma grande diferença entre o que é possível ganhar e o quanto você gostaria de ganhar ou precisa ganhar. A melhor resposta, sem citar valores, seria dizer ao entrevistador que está seguro de que eles pagarão um valor razoável, condizente com a vaga em questão. Se eles insistirem, pois muitas vezes eles querem ouvir de você, o que acha justo receber, inverta a proposição, pergunte diretamente qual é o valor base que a empresa oferece e, assim, você decidirá se é razoável ou não. Só não vá perguntar na entrevista qual é o salário ou benefícios que irá ganhar. Você será descartado em poucos minutos. Tenha em mente que um valor que considere razoável ou saiba mais ou menos quanto o mercado fora está oferecendo,.

Se pudesse, qual tipo de animal gostaria de ser?

Sempre parece uma bobagem quando fazem esta pergunta, pode até ser, se continuar pensar deste jeito, ficará sempre desempregado, algumas pessoas até riem, debochando da pergunta em questão, isso é um tremendo erro, faca isso e não saberá porque não está sendo contratado. Isso é um grande teste psicológico, faz parte da entrevista e muitas vezes uma das principais perguntas feita pelo entrevistador. O animal em si, não está em questão mais sim, este irá avaliar seu rápido raciocínio se ele é lógico e condizente, lembre-se que em sua maioria seu entrevistador é um psicólogo e tem formação académica para te avaliar. Sua resposta dependerá muito da impressão que quer deixar no entrevistador e, sobre tudo, a personalidade que requer para realizar aquele determinado tipo de trabalho.