O Líder Atual




Para aqueles que consideravam que ser um bom líder era ser autoritário, fazer cara de mau, se uma pessoa que mantenha uma certa distância de seus colaboradores, um centralizador, um crítico que está sempre mostrando quem manda, é melhor rever os conceitos, tanto profissional quanto pessoal, acompanhar as mudanças do mundo dos negócios é fundamenta para o líder de hoje.

O novo líder de hoje, é uma pessoa de auto motivação e motivador por excelência, criando assim um ambiente saudável, confortável, baseando-se confiabilidade e respeito mútuo, que reconhece e admite seus erros, que sabe ouvir quando necessário, pois lidar com pessoas na posição em que ocupa é ser um pouco de Psicólogo, que saiba planejar, organizar e coordenar os grandes projetos, que delega tarefas, que busca constantemente reciclar seus conhecimentos, atentos as mudanças de mercado do mundo globalizado, e principalmente formador de novos lideres, uma das mais nobres tarefas de um grande líder é ser formador de novos lideres, passando todo seu conhecimento e experiencia sempre em busca de novos talentos que passam pela empresa, que possivelmente, foram os próprios talentos que conseguiram subir na carreira. Esse chefe é o ponto de equilíbrio e desenvolvimento para os demais funcionários, servindo, até mesmo, como modelo a ser seguido e admirado por todos.

É preciso atitude e perseverança para aceitar, fazer e ser aceita a missão de planejar, organizar e coordenar uma empresa. Um dos pontos mais fortes valorizados hoje nesse novo profissional é o raciocínio lógico, é a capacidade de percepção, de visão holística para reagir rapidamente a uma questão que parece fugir do controle, raciocinar rapidamente é manter o foco nos resultados proposto pela empresa. Como dizia o Psicanalista Sigmund Freud, a primeira intuição é a que deve ser seguida. É ter uma visão ampla e uma mente aberta para conduzir e tomar decisões importantes rapidamente.

O relacionamento entre os funcionários e a chefia também é referencial para um bom gestor, trata-los com respeito e cordialidade é fundamental, até por que faz parte da educação, pois quem quer respeito tem que saber respeitar. É ele que precisa criar dentro do ambiente de trabalho uma atmosfera amigável e carinhosa, mas principalmente transparente, na qual todos o ouçam quando pedir algo, sem desgastes ou brigas, conhecendo cada colaborador, seus pontos fortes e fracos delegando tarefas adequadas a cada uma delas.

Um grande líder sabe que ele não é a peca fundamental do sistema, ele é apenas mais uma ferramenta participativa dentro da engrenagem chamada trabalho em equipe, que faz com que a empresa possa andar normalmente mesmo quando este estiver ausente. Por isso, atender a todos com igualdade sugerindo que todos possam dar suas opiniões, expressar seus pensamentos, deixar as idéias aflorarem, fazer com que seus colaboradores se sintam importantes e valorizados é a função de um grande líder.