terça-feira, 12 de julho de 2011

GASTRÔNOMOS/CHEF DE COZINHA

GASTRÔNOMOS

Bacharelado


São técnicas praticadas para a preparação de alimentos e bebidas e na gestão de restaurantes. O profissional de Gastronomia dominante dos métodos de segurança alimentar, de planejamento, de elaborar e produzir cardápios de restaurantes de cozinha internacional e nacional, hotéis, redes de lanchonetes, bufês, empresas de serviços alimentícios, companhias aéreas e até mesmo áreas de hospitalares que vem crescendo ao longo dos tempos. Com técnicas formadoras muito bem aplicadas, elabora e executa desde a preparação dos pratos mais simples até os de alta gastronomia. Pode especializar-se em áreas de confeitaria, panificação ou em um tipo de culinária específica, como Brasileira, Japonesa, Alemã, Francesa e Italiana, entre tantas outras. Também é de sua responsabilidade organizar, planejar, supervisionar tudo sobre seu comando o funcionamento da cozinha, treinar o pessoal, elaborar e cuidar de tabela de preços, negociar com fornecedores, manter contato cordial com clientes e desenvolver estratégias de marketing que visem maior rentabilidade para empresa atuante. Outra possibilidade que também vem crescendo muito é ser Consultor de Gastronomia, este profissional se dedica a prestar assessoria para a abertura de novos restaurante ou até mesmo nas mudanças de cardápios de um estabelecimento que já esteja em funcionamento.
Ser um Bacharel ou Ser Tecnólogo
Os dois cursos são muito bem-parecidos, mas o bacharelado dá mais ênfase na gestão dos empreendimentos do setor, podemos dizer que é mais completo, pois tem duração de média de quatro anos, enquanto o tecnológico é mais focado e embasado principalmente na prática da preparação de alimentos e bebidas, com duração de dois anos e meio. Ambos reconhecidos pelo MEC.
 
Mercado de Trabalho

O mercado está estável para os bacharéis e tecnólogos em Gastronomia. A maior parte das vagas é de chef de cozinha em restaurantes de cardápio sofisticado. Mas começam a se desenhar novas oportunidades. O bacharel tem a possibilidade de atuar como administrador do restaurante. Outra alternativa é trabalhar como personal chef para famílias de alto poder aquisitivo, que buscam refinar seu cardápio diário.
A consultoria é mais uma atividade que cresce, assim como as áreas de gestão, confeitaria, panificação e gastronomia hospitalar. "Padarias-butique buscam o profissional para desenvolver um cardápio mais elaborado", afirma Marcelo Bérgamo, coordenador do curso tecnológico em Gastronomia da Metodista, de São Paulo. A maioria das vagas ainda se concentra no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde são realizados os grandes eventos e se localizam muitos dos restaurantes de alto padrão. Locais turísticos no interior e no litoral desses estados são um bom mercado para o formado. Cidades do Nordeste apresentam demanda por chefs, principalmente nos novos hotéis e resorts. Restaurantes de navios em cruzeiro pelo país ou exterior têm contratado chefs e auxiliares.


O curso
 
Há poucos cursos de bacharelado nessa área no Brasil. Desde o primeiro ano, eles mesclam matérias práticas com teóricas. Na parte teórica, os destaques ficam para história da gastronomia, bioquímica, microbiologia e segurança dos alimentos, funcionamento de restaurantes, desenvolvimento de pessoal e higiene, além de sociologia, matemática, estatística, psicologia, direito, legislação aplicada e gestão financeira. A prática enche os olhos dos alunos - é recheada de disciplinas como coquetéis e drinques, panificação, sobremesas, confeitaria, cozinha brasileira e internacional, arte em frutas e legumes, enologia, café da manhã e serviço de quarto e cozinha alternativa. Em alguns cursos ainda há aulas de inglês, espanhol e francês instrumentais.


Chef Pâtissier


Especializar-se em confeitaria e panificação, na preparação de pratos decorados doces e salgados.
Atuar como chef de cozinha em residências particulares, na preparação de cardápios e receitas.

Personal Chef

Prestar assessoria técnica para a abertura de restaurantes ou para propor melhorias em estabelecimentos já abertos, que pode ser desde uma alteração no layout da casa até a mudança de cardápios e fornecedores.

Consultoria

  • Segurança Alimentar - Fazer vistorias em cozinhas industriais e restaurantes para verificar se as regras de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

  • Desenvolvimento de produtos - Criar e preparar pratos usando alimentos fornecidos por determinada Indústria.

  • Gestão do Negócio - Administrar todo o funcionamento do restaurante, desde a contratação e treinamento de pessoal até os recursos financeiros e contato com clientes

 
Chefe de Cozinha


Profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação.

O que é ser um chefe de cozinha?

O chefe de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de inteira responsabilidade do chefe de cozinha manter a ordem e principalmente a higiene na cozinha, além de supervisonar seus auxiliares no preparo dos pratos. Este profissional trabalha em conjunto com o gastrônomo, seguindo projetos de cardápio estabelecidos por ele e ajudando-o a relacionar aperitivos, pratos frios, principais, sobremesas e bebidas. Na ausência de um gastrônomo no estabelecimento, suas funções são realizadas pelo chefe de cozinha.

Características Para Ser Um Chefe de Cozinha
  • Responsabilidade.
  • Higiene.
  • Metodologia.
  • Bom senso.
  • Facilidade de misturar sabores.
  • Capacidade de exercer liderança.
  • Espírito inovador e criativo.
  • Gosto para aplicar novas experiências.
Formação De Chefe De Cozinha.
Não existe formação necessária, como costumamos dizer, aprende-se no dia-a-dia, essa é uma das grandes diferenças do chefe de cozinha e do gastrônomo. O chefe de cozinha não precisa ser graduado em curso superior, porem precisa dominar e muito bem as práticas da culinária. Nesse caso, o aprendizado vem à medida que o profissional exerce a função.
Entretanto, existem cursos que podem ser feitos para a especialização do profissional, voltados a qualquer área da culinária. É também interessante que o profissional tente se atualizar e entender conceitos da administração de um estabelecimento, pois na falta de um gastrônomo, é ele quem administra a cozinha.

Principais Atividades
  • Auxiliar o gastrônomo a estabelecer o cardápio.
  • Selecionar os ingredientes.
  • Realizar a preparação dos ingredientes.
  • Orientar seus auxiliares quanto à preparação do prato.
  • Preparar os pratos ou acompanhar sua preparação.
  • Manter e garantir a higiene no ambiente de trabalho.
  • Cuidar da apresentação do prato.
  • Cuidar para que os pedidos sejam atendidos sem demora.
Áreas De Atuação / Especialidades

Restaurantes, Churrascarias, Pizzarias, Bares, Lancherias e Redes de Lanchonete, Instituições Públicas e Privadas, pode trabalhar como cozinheiros particulares em casas de família cuidando da alimentação de todos os moradores e funcionários e uma função que vem crescendo muito que é de Personal Chef, mas para contratar este serviço deve-se atentar para um profissional com formação em gastronomia.
Necessário que ele se especialize e participe de treinamentos e cursos, além de se interessar por conceitos de administração para que possa gerenciar melhor a cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário