sábado, 24 de setembro de 2011

A Sabedoria de Um Herói





















Construindo Um Herói


Desde que nascemos nos é passado histórias de grandes heróis, vencedores de grandes batalhas, conquistadores de territórios, um realizador de objetivos. Mas será que ser herói tem sempre que vencer alguém? Ou será que isso é uma imposição da sociedade que te cobra que te pressiona até mesmo a cometer erros que mais tarde terá conseqüências graves. Pense um pouco. Quem é seu herói preferido? Teu subconsciente te levará de imediato, para aqueles heróis dos desenhos animados, de filmes de ficção ou de histórias como dos guerreiros de Roma antiga. Pouquíssimas pessoas hoje dirão... Meu herói é meu Pai e minha Mãe. Para sermos um herói de verdade não precisamos vencer ninguém e sim a nós mesmos, pois como dizia Chico Xavier Vitorioso não é aquele que vencem os outros, e sim o que vence a si mesmo, dominando seus vícios e superando seus defeitos. Feliz daquele que descobre que um verdadeiro herói é aquele que vence suas impaciências, suas angustias, seus defeitos e compreende seu mundo não somente no local que lhe foi dado sem querer, mas sim em local de pura e constante mudança e que perceba que você é o mundo, o mundo é você, se você muda o mundo muda por você...

Deus em sua infinita sabedoria deu ao homem a força bruta e a mulher uma fragilidade tão linda que causa inveja a qualquer homem descente... Deus é tão sábio que deu somente a mulher a capacidade de gerar uma nova vida... Deus é tão sábio que deu a mulher o sexto sentido tão aguçado que nós, pobres mortais homens dizemos que não se entende a cabeça de uma mulher. Pobre do homem que pensas assim, pois a mulher tem uma visão que vai além de nossa capacidade intelectual... Porém isso não quer dizer que o homem seja burro ou a mulher seja fraca, pois desde os primórdios da humanidade o homem é o caçador e a mulher a sábia a progenitora. Talvez grandes diferenças entre homem e mulher seja que, o homem quer conquistar a mulher quer realizar, o homem quer ter, a mulher quer ser, o homem é razão a mulher a emoção, o homem é individual a mulher é a multiplicadora, talvez por essas e tantas outras diferenças não vemos muitas histórias de heroínas. Devido ao machismo imposto pela sociedade desde que o mundo é mundo, tentando passar que o homem é superior à mulher. Deus, sim pode ser um homem, um ser iluminado, foi o criador do mundo, deu vida e depositou seu amor em tudo que criou, deu vida à Jesus, um Homem sim, e seu filho também em que este foi a criatura... Mais a meu ver, só a mulher pode ser completa, pois essa é a maior e mais bela criação de Deus.... Faça uma reflexão e entenda de onde vem e para onde querem seguir, mais sempre se baseando no amor de Deus, e construa em você um verdadeiro Herói.

Conflitos de Herói

Porém em nosso relacionamento com o mundo, hoje em dia podemos nos colocar em uma postura, que chamamos erroneamente de "Postura do Herói". Na maioria das vezes, num esforço tão absurdo para sair da postura de vítima, querendo passar para a sociedade uma visão contrária de o seu verdadeiro ser... Sem perceber, caímos no extremo oposto, e só mais tarde, depois de tanto sofrer, se colocando como o injustiçado, o pobre coitado, podemos enxergar o quanto fomos incompetentes, não tão somente com outros, mais principalmente com nós mesmos e isso é a mais pura verdade. Pense nisso e reflita... Muitos acham que o herói é o dominador, o controlador, o conquistador, aquele que se julga senhor de tudo, o todo poderoso, dono de outras pessoas, é aquele que cria uma visão generalizada com a busca do resultado de sua própria vontade, é aquele que acha que só existem no mundo duas alternativas: ou ser dominado ou ser dominador, ou ser escravo ou ser o senhor de tudo, ser menos ou ser mais, ser perfeito ou ser a pior. É a postura do oito ou oitenta. Este herói conquista sua alegria da tristeza do outro, ele se sente bem em provar que o outro é mau. O herói, deste modo, peca por excesso, sente-se o único responsável pelo que está ocorrendo à sua volta e, por isso, assume mais do que pode cumprir. Ele se insurge contra a realidade da vida e vai além do que lhe é possível mesmo que isso signifique a derrota e a tristeza de outro. Se na postura de vítima nos negamos e não aceitamos... Na postura de herói nós negamos o outro, sentimos o único sujeito da relação humana e consideramos as outras pessoas como objetos, como passagens para um objetivo maior. Será que isso é ser herói? Ou desde que o mundo é mundo somos imposto pela sociedade a viver assim, sem nos dar conta que para ter algo, alguém tem que perder. Vivemos em um mundo individualista, vivemos em um mundo capitalista onde a vida corre cada vez mais rápida, onde a humanidade só pensa em si e que se dane se o outro caiu que se dane se meu irmão passa fome, que se dane se o mundo está cada vez pior, que se dane se no mundo ocorre tantas desgraças, que se danem todos, que se explodam tudo, só quero saber de mim. Será que é realmente essa visão que queremos deixar pra nossos filhos? Muitos se esquecem dos provérbios sagrados: amai os outros como a si mesmo, não julgai para não ser julgado, não levantar falso testemunho e tantos outros que ficaram no esquecimento. Para um pouco e pense, veja que tipo de herói você esta construindo, talvez você já seja o herói para alguém e estará decepcionando esse alguém.

O Herói Manipulador

O herói, na sua tentativa de manipular os outros, torna-se obcecado por controle, por poder, e usa todo tipo de truques, todo o tipo de maldade para obter esse poder. Assim, ele banca o autoritário, o Durão, o frio, o Machão, o Estúpido, o Teimoso, o Corajoso, o Desafiador, aquele que Quebra, mas não Enverga um Durão inflexível e, em nome de uma personalidade hipócrita, ele quer ser um só, diferente em todos os lugares e diferente com todas as pessoas e em todas as circunstâncias. Ele diz pra si mesmo, que as pessoas e o mundo que se modifiquem para se adaptarem a ele. Ele quer ser o centro do universo, ele é um ponto fixo em torno do qual devem girar todas as outras pessoas, clamando por sua atenção. E nessa fantasia de ser permanente, de querer ser o único, de querer ocupar uma posição fixa na vida, ele se agarra a ela com unhas e dentes sem se dar conta que mais tarde a própria vida lhe cobrará. Com o inabalável propósito e com sua soberba ignorante de não querer arredar o pé dali, vai tendendo, pouco a pouco, a se confundir com os seus papéis na vida, as suas categorias, os seus adjetivos, com seus propósitos. Ele já não é ele, se julga o apenas o chefe, o pai, o ocupante de um cargo poderoso, o rico inatingível, o único inteligente, o todo famoso, o amado por todos, o sensato em sua insensatez. E assim, vai abdicando do seu universo interior, da sua humanidade, da sua vida verdadeira, da sua origem simples e alegre, abdicando do seu Ser, que é parte de um universo. Passa mecanicamente a ser uma peça sofredora, escrava e escravizante do seu próprio mundo. É um Herói que esconde o medo sob a capa da coragem e depois de frustrada a sua tentativa de controlar os acontecimentos, vai bancar o desamparado, o desprotegido, o humilhado, o ofendido, o magoado, o injustiçado e diz pra si mesmo que a vida não é justa. O mais interessante e fascinante a respeito de uma pessoa obcecada pelo desejo de controlar o semelhante, é que ela sempre acaba por ser controlada, ela se prende na própria teia, tecida para prender os outros e se enforca em sua própria arrogância e prepotência, isso é a mais pura verdade e que bom que a vida é assim, que bom que pessoas assim podem ver o quanto erraram, que bom saber que Deus é justo que este é o único que poderá verdadeiramente te julgar.

A Sabedoria de Um Herói

Aprendemos que, nosso organismo é composto de 70% de água... Olha mais uma vez a sabedoria de Deus... E isto deveria nos mostrar o quanto podemos aprender com nossos erros, pois já ouvi muitas vezes em minha vida que a água é purificadora, que é transformadora, que nosso organismo é flexível, que é mutável e adaptável às situações, que nossa autoridade não vem de pessoas, mas dos fatos concretos de uma realidade vivida ou de uma situação contenciosa e perceptiva. Ter personalidade humana de herói é ser capaz de fazer uma síntese, uma reflexão com o ambiente que nos cerca, com pessoas que estão ao nosso redor, não ser mais ou ser menos, nem melhor nem pior, saber se adaptar às circunstâncias, mas estar com elas em harmonia, em ligação, em reciprocidade e integração, respeitando a individualidade de cada um. Somos heróis quando estamos sempre nos preparando para viver, ao invés de só viver uma situação pré-determinada. Se para termos uma vida presente agradável, precisamos da certeza de um futuro feliz, saiba então construir seu futuro, não podemos desistir da felicidade jamais. Mas é claro que tal certeza é impossível de se obter, alguns acreditam que seu destino está escrito, pode até ser verdade, pois Deus deu a cada um de nós uma Cruz para carregar, mas se o seu destino será bom ou ruim só você pode escrever, pois certa ou errada somos nós que fazemos nossas escolhas. Sempre haverá o desconhecido, jamais conseguiremos controlar o imprevisto. Não é que não tenhamos motivo para as nossas preocupações apenas elas são inúteis. Nessa vida que levamos hoje, só se vive de improviso, é sempre de repente, no imediatismo, no rascunho, não se pode passar a limpo, não se pode voltar ao passado, mais que bom que podemos reconhecer nossos erros e fazer do presente um futuro melhor. Não apressemos o rio, ele corre sozinho, tem seu tempo certo, não usemos o que não temos, não invejais o que é de outro, fazeis de sua vida seu caminho natural com sabedoria... Sábio são aqueles bem aventurados que consegue deixar a vida fluir, seguir seu rumo natural e harmonizar-se com ela, seja quais forem às circunstâncias. O nosso caminho de felicidade é o caminho da adaptação. Não confundamos adaptação com acomodação. A adaptação é uma mudança harmoniosa e sempre prazerosa dentro da nossa realidade, levando sempre em consideração as nossas possibilidades e as possibilidades dos outros. Nós somos nós e o mundo é o mundo e nós somos um com o mundo. Fazemos parte de um universo, fazemos parte de uma sociedade, fazemos parte de uma família, fazemos parte de uma empresa e só haverá dor psicológica e retardatária quando, ao invés de aceitarmos o nosso papel de parte, nós quisermos ser o Todo. Sábio é aquele que desistiu de enquadrar as pessoas em si, sábio é aquele que não ver o mundo e o futuro nas suas concepções mais sim nas suas possibilidades. Sábio é aquele que, através de uma harmonia pessoal, consegue sentir o seguinte: "Faço parte e quero cada vez mais integrar-me e adaptar-me à vida que canta e que cai, a vida que sofre e se alegra, a vida que ama e que ensina. Sábio é aquele que desistiu de ser o universo e resolveu apenas viver com o universo, sempre fazendo parte deste ao invés que este faça parte de si.

O Verdadeiro Herói

Existem pessoas que seguem seu coração e acordam felizes que dão bom dia até mesmo pro vento, que festejam a vida, por tão somente ter acordado mais um dia com a possibilidade de mudar e com a vontade maior de viver intensamente, com a oportunidade de viver mais um dia e agradecem por isso, felizes daquele que ainda vive, pois pode se modificar. Pois a plenitude da vida está na descoberta de quem somos e no aprendizado corajoso de ser quem poderemos ser ou o que podemos ser. Afinal, assumir nossos objetivos, assumir que existem riscos, assumir nossos erros e mudá-los, exige muita coragem, exige sabedoria, exige perseverança pois se trata de um mundo que quer definir o que é sucesso para você, trata-se de um mundo que quer definir como você pode ter prazer, trata-se de um mundo que quer te conduzir. Assumir nossos sentimentos exige muita coragem em uma sociedade que nos pressiona para estarmos sorrindo o tempo todo. Assumir nossos erros exige muita coragem em um mundo que parece feito de pessoas que sempre querem ganhar todas. Mas tenho certeza de que, se todos acreditarmos, poderemos construir um mundo em que possamos simplesmente seguir nossas vocações, sem nos preocuparmos em competir todos os dias das nossas vidas. Tenho certeza que existem pessoas ao seu redor que, com ações generosas, nos mostram um caminho possível de realizações, sem necessidade de machucar ninguém, nem a si mesmas. Heróis de verdade são pessoas comuns, Heróis de verdade são nossos Pais que, com pouco ou com muito eles doam tudo que tem por amor, que nos ensinam a viver, que nos mostra o verdadeiro caminho. Heróis de verdade são pessoas que consegue realizar seus sonhos sem devastar os sonhos de outros, Heróis de verdade é aquele que não abre mão de seus valores e cria os filhos que os educam com amor com alegria e principalmente com dignidade, Heróis de verdade são pessoas que passa ou já passou por dificuldades, mas não desiste de acreditar na vida, que a vida é bela e que o mundo é maravilhoso, Herói de verdade é aquele que não precisa gritar em sua empresa para serem escutadas, que não precisa impor sua autoridade e sim compor com todos. Herói de verdade não precisa assistir filmes eróticos para se excitar. Heróis de verdade não destroem seu próprio mundo, gente que não foge de sua vocação para ganhar mais dinheiro. São pessoas que não se espelham em celebridades que buscam o sucesso a qualquer preço, são pessoas que constroem sua vida baseada nas ordens de seu coração. Pessoas que valorizam a essência e não as aparências, pessoas que não julgam e não invejam o que outro tem e sim aprendem com este, pessoas que absorve a vida em sua constante sabedoria impulsionada pela grandeza afetiva a seu semelhante, pessoas que simplesmente amam a vida tão somente por estar vivo...

Eu quero sim ser um Herói, mais que eu seja sim para meus filhos, que possa um dia deixar não tão somente riquezas materiais conquistadas ao longo de minha vida, mais sim vapores morais, respeito ao próximo, educação, sabedoria, e principalmente Amor, um amor tão puro e resplandecente da pureza de minha alma. E que eles um dia possam dizer... Meu Pai, minha vida, minha alma, meu amor, meu tudo, MEU HERÓI....

Autor,

André Crispim