sábado, 11 de junho de 2011

Festival Gastronômico De Búzios



A décima edição do Festival Gastronômico de Búzios já está marcada - dias 08 e 09 de julho.
Mais de 40 restaurantes já confirmaram participação no evento da boa mesa e prometem
criar pratos especiais para encantar turistas e moradores da Região dos Lagos. As delícias, que também terão preços especiais, ficarão dispostas em mesas decoradas ao longo da Rua das Pedras, da Orla Bardot, do Porto da Barra e da rua Turíbio de Farias.
O restaurante brasileiro D.O.M., do chef Alex Atala, ficou em 18º lugar na lista S. Pelegrino, que avalia anualmente os 50melhores estabelecimentos do ramo no mundo.
A divulgação da lista aconteceu nesta segunda-feira (26), em Londres. O D.O.M. foi o restaurante mais bem avaliado da América do Sul, e subiu seis posições em relação a 2009, quando ficou em 24º lugar.
Fundado no final de 1999 em São Paulo, o restaurante ganhou fama internacional ao misturar cozinha contemporânea e ingredientes brasileiros em pratos como raia na manteiga de garrafa com tomilho limão.
Ex-DJ, Atala é um dos chefs mais premiados do país, e tem três livros publicados: "Alex Atala - Por uma gastronomia brasileira”, “Escoffianas brasileiras”, escrito com a jornalista Carolina Chagas e “Com unhas, dentes e cuca – Prática culinária e papo-cabeça ao alcance de todos”, com o sociólogo Carlos Alberto Dória. Em 2009 abriu seu segundo restaurante, também em são Paulo, o Dalva e Dito.
O restaurante espanhol El Bulli, do chef Ferran Adrià, deixou a primeira posição da lista que liderou pelos últimos quatro anos. Em 2010 a casa perde o posto para um restaurante dinamarquês.
O Noma, atual topo da lista, fica localizado em Copenhague e é capitaneado por René Redzepi, herdeiro da escola gastronômica de Adrià, segundo o jornal espanhol "El País".
O rebaixamento do El Bulli acontece no mesmo ano em que Adrià anunciou seu fechamento para a instalação de uma fundação no local.

Veja abaixo a lista completa dos 50 melhores restaurantes

1 - Noma (Dinamarca)
- elBulli (Espanha)
- The Fat Duck (Reino Unido)
- El Celler de Can Roca (Espanha)
- Mugaritz (Espanha)
- Osteria Francescana (Itália)
- Alinea (Estados Unidos)
- Daniel (EUA)
- Arzak (Espanha)
- Per Se (EUA)
- Le Chateaubriand (França)
- La Colombe (África do Sul)
- Down 4 (França)
- L'Hotel de Ville - Philippe Rochat (Suíça)
- Le Bernardin (EUA)
- L'Astrance (França)
- Hof Van Cleve (Bélgica)
- D.O.M. (Brasil)
- Oud Sluis (Holanda)
- Le Calendre (Itália)
- Steirereck (Áustria )
- Vendome (Alemanha)
- Chef Dominique (Finlândia)
- Les Creations de Narisawa (Japão)
- Mathias Dahlgren (Suécia)
- Momofuku Ssam Bar (EUA)
- Quay (Austrália)
- Iggy's (Cinagapura)
- L'Atelier de Joel Robuchon (França)
- Schloss Schauenstein (Suíça)
- Le Quartier Francais (África do Sul)
- The French Laundry (EUA)
- Martin Berasategui (Espanha)
- Aqua (Reino Unido)
- Combal Zero (Itália)
- Dal Pescatore (Itália)
- De Librije (Holanda)
- Tetsuya's (Austrália)
- Jaan Par Andre (Cingapura)
- Il Canto (Itália)
- Alain Ducasse Au Plaza Athenee (França)
- Oaxen Krog (Suécia)
- St John (Reino Unido)
- La Maison Troisgros (França)
- wd~50 (EUA)
- Biko (México)
- Die Schwarzwaldstube (Alemanha)
- Nihonryori RyuGin (Japão)
- Hibiscus (Reino Unido)
- Eleven Madison Park (EUA)

O chef brasileiro Alex Atala recebeu o prêmio para o D.O.M., considerado o sétimo melhor restaurante do mundo.
A lista é organizada pela revista britânica "Restaurant", que realiza na noite desta segunda-feira (18), em Londres, uma cerimônia para os eleitos. O ranking é feito a partir de votos de mais de 800 jurados ligados à gastronomia em várias partes do mundo.
Três brasileiros estão presentes na lista de melhores restaurante do mundo em 2011. Além de D.O.M., estão no ranking Fasano, do restaurateur Rogério Fasano, na 59ª posição, e Maní, dos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, na 74ª.
O restaurante dinamarquês Noma, do chef René Redzepi, manteve-se pelo segundo ano no topo da lista enquanto Ferran Adrià, que no ano passado recebeu nessa mesma premiação o reconhecimento de melhor chef da década, ficou de fora este ano devido ao fechamento de seu El Bulli em julho.

Confira a Lista Dos 10 Melhores Restaurnate do Mundo. 
  1.  Noma (Dinamarca) Chef René Redzepi
  2.  El Celler de Can Roca (Espanha)
  3.  Mugaritz (Espanha)
  4.  Osteria Francescana (Itália)
  5.  The Fat Duck (Reino Unido)
  6.  Alinea (EUA)
  7.  D.O.M. (Brasil) Chef Alex Atala
  8.  Arzak - Espanha
  9.  Le Chateaubriand (França)
  10.  Per Se (EUA)

O Brasil Será A Maior Potência Gastronômica


Renomado chef espanhol diz que Brasil será potência gastronômica. Ferran Adrià, conceituado chef do restaurante El Bulli, na Espanha, declarou em entrevista coletiva que o Brasil tem tudo para ser um dos países do futuro na gastronomia. "Daqui a 10 anos, junto com a China, o Brasil vai se destacar", afirmou. "Hoje, dos cinco melhores gourmets do mundo, que eu conheço, três são brasileiros" declarou Adrià, sem citar nomes.

Para o chef Joan Roca, também espanhol, faltam apenas tempo e paciência para o Brasil despontar como referência mundial na arte gastronômica. "Primeiro, é necessária uma evolução cultural paralela", explica. Martín Berasategui, que tem um restaurante de mesmo nome na Espanha, concorda com o colega e dá a receita: "Cultura e governo devem andar juntos. Vende-se cultura também pela cozinha, como nós espanhóis. Adrià enfatiza que a gastronomia não se resume "só a comer", mas "representa um valor cultural muito importante". Para ele, o chef Alex Atala, por exemplo, pode ser considerado um bem cultural brasileiro por difundir a comida do País pelo mundo.

Sommeliers



A Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro – ABS-Rio – está com inscrições abertas para o curso Tradição, Conhecimento e Prática de Vinhos. Indicado para quem deseja se iniciar no mundo dos vinhos, o curso não possui pré-requisitos, e é aberto a qualquer pessoa interessada no assunto. As aulas acontecem uma vez por semana, e têm duração de sete semanas.
 
O curso é uma introdução sobre o mundo dos vinhos, e aborda informações sobre a história do vinho, as zonas produtoras mundiais, técnicas vitícolas, principais variedades de uvas, a colheita, a elaboração do vinho, elementos constituintes do vinho, produção do champagne, produção do vinho do Porto, o vinho e a saúde, noções práticas do serviço de vinhos, adegas, carta de vinhos, temperaturas de serviços, tipos de copos, leitura de rótulos nacionais e estrangeiros, o vinho na cozinha e combinação entre vinhos e comidas.