sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fatos que Decidem as Vendas


Os Cinco Sentidos do Ser Humano
Sentido Visual, Sentido Auditivo, Sentido Oufativo, Sentido Paladar, Sentido Tato.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos, isto significa que temos capacidade e a possibilita de interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, prazeres, desejo, repulsa, descontentamento e etc.. utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso. Por este motivo devemos aplicar também em nosso ambiente de trabalho,

Sentido visual -Os cuidados com o sentido visual da loja são fundamentais, pois este causará o primeiro impacto na chegada do cliente, infelizmente ainda é muito comum vermos alguns estabelecimentos esquecendo que todos nos possuímos esses cinco sentidos e que podemos aliar tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. Quem nunca ouviu falar do dito popular? O Cliente Compra Com Os olhos. pois é verdade, a maioria dos clientes são impulsionados a comprar pelo visual, saibam que além de fazerem boa gestão existem fatores que tanto podem agradar ou não, por este motivo, devemos tomar muito cuidado com letreiros(Back Light ou Front Light), pisos tanto internos quanto externos, janelas, mesas e cadeiras, banheiros, toalhas de mesa, utensílios, cardápio a ser servido e estacionamentos. Estes cinco sentidos do ser humano são decisivos para o consumidor optar pela compra de um determinado produto ou serviço oferecido por sua empresa. Satisfeitos todos esses sentidos à loja terá cumprido uma grande parte do trabalho de conquista e fidelização do cliente.


Abaixo irei colocar algumas recomendações em relação ao sentido visual, apesar de existirem tantos outros fatores, priorizei estes como foco principal de uma loja e mesmo sabendo que cada empresa possuem seu checklist, mas é de bom tom estar sempre atento a essas digas tão esquecidas atualmente.

Letreiros - Recomenda-se lava-los ao menos uma vez a cada dois meses, pois como se trata de letreiros externos a loja, estão sujeito a chuvas e poeiras do dia a dia.
Pisos - Em relação ao piso, este deve permanecer sempre limpo, sem rachadura, deverá ser lavado ao menos uma vez por semana, caso sua loja não possua uma equipe de lavagem própria para este serviço, não esquecendo do piso externo da loja, pois ainda é comum vermos descaso com este.
Mesas e Cadeiras - Recomenda-se lavá las ao menos uma vez por semana, devido ao uso constante é comum que venha a perder seu brilho natural mas nada que um bom verniz não resolva.
Banheiros - Infelizmente ainda é muito comum vermos banheiros de determinados restaurante que mais parecem um chiqueiro, vendidos e mau cuidados, mais em sua maioria pelo uso constante do dia a dia da loja. Recomenda-se lavá los todos os dias e durante o funcionamento da loja é aconselhável que seja limpo a cada duas horas.
Toalhas de Mesa - Devido ao uso diário, é natural fiquem completamente engorduradas, sujas manchadas, recomenda-se trocá las a cada dois dias de uso.
Utensílios - Pratos, Talheres, Copos e etc... É muito comum nos estabelecimentos efetuarem a lavagem somente com água e sabão, mas esquecem que somente isso não tira os germes, mesmo que em sua loja possua máquina de lavagem, saiba que além de água e sabão devemos utilizar álcool, pois somente este é capaz de esterelizar os utensílios.
Cardápio - Muitos acham que comida é tudo igual é só ter um bom tempero e pronto, realmente se pensarmos desta forma, batata, tomate, arroz, feijão, macarrão, carne, peixe, são os mesmos em qualquer lugar do mundo, o que diferencia é a qualidade destes e principalmente como são aplicados, tratados e temperados. Os grandes chefes de hoje tem uma preocupação não somente com o paladar e qualidade, mas principalmente com o visual de cada prato, dando prioridade extrema com cada item a ser exposto, as vezes mas parecendo uma obra de arte, enfim, ter, saber, porque, quando e como colocar cada item exposto no prato, faz parte da criatividade de cada um dos chefes.
Estacionamento - Caso a loja possua estacionamento o mesmo deverá estar limpo, bem sinalizado e o funcionário do estacionamento deverá estar com seu uniforme completo e sua higiene feita de forma correta. É comum vermos alguns estabelecimentos com parquinhos de crianças, mas esquecem que a manutenção e limpezas deste fazem parte do dia a dia, evitando assim desagradável descontentamento por parte dos clientes, ou até mesmo ações judicias pois trata-se de crianças e todo cuidado será muito pouco.
 
Sentido Auditivo - É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.
Neste caso, deve ser levado em consideração um ambiente agradável do ponto de vista auditivo, com um sistema de som de boa qualidade sem aqueles ruídos desagradáveis e volume demasiadamente alto. Deve-se tomar muito cuidado com o tipo de música que se irá colocar, não promulgue somente sua opinião, faça uma pesquisa se necessário com seus clientes ou procure músicas suaves e agradáveis ao nosso sistema auditivo, mesmo nos casos de épocas festivas, como Carnaval, Festas Juninas e Natalinas, é aconselhável o bom senso, evitando repetitivamente as mesmas músicas. Outro fator de extrema importância, são para restaurante que possuem música ao vivo, sabemos que é um atrativo a mais para o estabelecimento, mas é bom que saibam que ao escolherem o grupo, isto poderá ou não agradar seus clientes, um dos fatores que desagradam é a música excessivamente alta.
 
Sentido Olfativo e Paladar - Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação. Paladar, este sentido permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios. Os sentidos de Olfato e Paladar são sentidos decisivos nos restaurantes, estes procuram qualificar cada vez mais seus colaboradores.
Não há como resistir ao cheiro daquela picanha percorrendo o salão ou aquele prato de bacalhau com seu cheiro peculiar, só de pensar já da água na boca, é impossível resistir a esses aromas acentuando ainda mais seu paladar, tornando seu desejo maior de provar. Um cliente que ao entrar na loja perceba o cheiro e fresco tanto de um ambiente higienizado quanto de uma boa comida de qualidade e de um produto que chame a atenção, certamente causará boa impressão e o desejo deste em consumir tais produtos sem falar de fidelizar cada vez mais estes e tantos outros clientes.
Alem dos Aromas Naturais, saibam também que existe no momento Aromas e Fragrâncias Artificiais graças à evolução da tecnologia. Tais aromas podem ser produzidos artificialmente e aplicados na loja transformando-os em uma estratégia de venda. Mas procure não exagerar em tais artifícios, para não causar desagradável mau estar em seus clientes, provocando assim um efeito contrario pois como já dissemos isso é apenas uma forma de alavancar a venda de determinados produtos, não se deve fazer disto um hábito constante.
Ao transformar sua empresa em ambiente totalmente agradável, irá influenciar a permanência de seus clientes na sua loja em mais de 20%, e quase 15% destes são impulsionados a consumir tais produtos.
 
Sentido de Tato -É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.
Esse sentido também é muito importante, pois a maioria dos clientes principalmente os brasileiros tem o costume de tocar, pegar, remexer, sacudir e balançar todos os demais produtos antes de decidir compra-los. Isso acontece também em restaurante, faça o teste, fale de um vinho ao cliente, diga da safra, de que tipo de uva é feito de quando fora produzido, você pode falar tudo deste vinho, muito provavelmente que ele não sinta vontade de prová lo, agora traga em sua mão este mesmo vinho e fale dele com o mesmo entusiasmo e principalmente entregue ao cliente, deixe ele tocar, olhar, sentir, você verá que é automático ele irá pedir uma garrafa deste vinho.
Todo cuidado será pouco, principalmente com aqueles vidros de azeites que ficam exposto na mesa ou até mesmo de descartáveis que em sua maioria estão estourados dentro dos potes, causado-lhes desagradável transtorno aos seus clientes.

Acabamos de ver alguns conceitos que fazem parte de nosso dia a dia e aplicar esses cinco sentidos de forma correta faz parte de uma boa gestão, fazer gestão baseada em detalhes é primordial para o bom andamento de seu restaurante, ser objetivo, perspicaz, audacioso, organizado, curioso também são características de um bom gerente, bom gestor, bom supervisor ou administrador, não importa a sua função ou nomenclatura usada o mais importante é saber que estão lidando com pessoas de diferentes aspectos de personalidade de cultura de educação de sentimentos e com necessidades distintas umas das outras, por isso tratar de pessoas como gostaria de ser tratado é um passo mais que essencial é prioritário.