Entrevista de Emprego.


Como Fazer Uma Boa Entrevista de Emprego

Aos colegas blogueiros.

Com intuito de repassar um pouco do meu conhecimento sobre este assunto, irei comentar algumas experiências que vivi, passei e ainda continuo passando, relacionadas à procura de um novo emprego e/ou à procura de um bom candidato a uma vaga.
Em toda minha vida profissional, já estive e vivi os dos dois lados: sendo em determinados momentos o entrevistado e também sendo o entrevistador.
Certamente, como entrevistador, passei por mais de 2.000 entrevistas, e algumas delas até hilárias. Vi de tudo. gente muito boa, gente ruim, pessoas muito preparadas, pessoas completamente desesperadas, gente que parecia perdida, sem se dar conta que estava passando por uma entrevista de emprego e muita gente insegura, com medo, muito ansiosas. E por falar em ansiedade, (saiba que o significado de ansiedade é estado emotivo caracterizado por um sentimento de insegurança) Esta é a frase mais ouvida, parece até que todos combinam seus argumentos quando perguntado ao entrevistado sob seu ponto negativo. Gente, saibam que a ansiedade é comum em qualquer pessoa que está à procura de emprego, fique sabendo que ao responder isto ao entrevistador, o mesmo poderá avaliar-lhe como uma pessoa que não tem auto conhecimento, auto controle ou até insegurança em relacionar-se com pessoas e ou atividades que irá exercer. Tente se conhecer melhor, não tenha medo de responder seus pontos negativos.


Como já sabemos, grandes empresas, geralmente, preparam e treinam seus executivos para que eles possam ampliar suas habilidades de entrevistar candidatos, flexibilizando assim, maximizar o acerto na hora da decisão de contratar alguém.
Do lado da empresa existem ou deveriam existir pessoas preparadas para executar uma boa entrevista, um bom entrevistador além conhecer bem suas atividades, deve saber que existem regras básicas que é o principio da educação, saber que deixar um candidato esperando muito tempo causa desconforto ao mesmo, isso é falta de respeito. Não tratar as pessoas com o mínimo de decência mesmo que a entrevista seja para funções básicas de uma empresa tais como: A.S.G., não olhar para o entrevistado quando o mesmo está falando, não escutá-lo, sendo muito experientes ou não, todos possuem algo à dizer. Em geral, todos os candidatos são muito apreensivos e em alguns casos até mesmo um certo nervosismo compreensivo, pois todos querem fazer uma boa entrevista, sejam pelos motivos óbvios para sair da desagradável colocação de desempregado ou uma melhor recolocação profissional. Essas regras são básicas de todos os entrevistadores.
Também passei por diversas entrevistas durante minha experiencia profissional atual, conheci e vi de tudo, conheci pessoas (concorrentes) bem qualificadas, pessoas de diferentes aspectos de personalidade e de comportamento, vi pessoas bem vestidas, trajadas adequadamente para os cargos a qual concorriam, uma higiene impecável, tudo como manda o figurino ideal, pois como diz o dito popular, a primeira impressão é a que fica. Aprendi muito, pois até mesmo com a concorrência empregatícia podemos aprender, basta ser um bom observador e avaliar as posturas e atitudes de terceiros e compara-las com as suas. Fui bem-sucedido em algumas e outras não, na minha visão são aspectos que irão fazer você ser aprovado ou não. Em primeiro lugar é a qualificação, estar qualificado com bons cursos é mais que fundamental, sejam eles: graduados, técnicos e cursos de formação profissional, estes são os primeiros requisitos que as empresas avaliam, depois existem aspectos de comportamento, ética pessoal, perfil comportamental de profissionalismo, experiências anteriores, estado emocional e psicologia funcional.
Hoje no mercado, existe várias em empresas de Headhunter, estas empresas divulgam em seus sites diversas oportunidades de vagas de empregos e algumas delas até mesmo como se portar em uma entrevista, como elaborar um bom currículo, como responder a determinadas perguntas que o entrevistador elabora, é recomendável que veja, pesquise, informe-se bem, antes de partir para entrevista.
Conheça algumas dicas que poderão deixar uma boa impressão ao seu respeito.
  • Planejamento para poder chegar na hora marcada, evite atrasos, mesmo que tenha uma boa desculpa, isso torna-se uma má impressão ao seu respeito.
  • Cumprimentar o entrevistador com cordialidade e educação.
  • Manter contato visual com o entrevistador, isso quer dizer que, nunca deixe de olhar nos olhos, evite dispersões, olhar pros lados, para cima ou ou para baixo são aspectos ruins.
  • Nunca exagere em perfumes, isso é muito desagradável, pois nem todos dispõem dos mesmos gostos, ser cheiroso é estar com sua higiene pessoal bem feita.
  • Nunca use decotes, saias muito curtas, excesso de assessórios penduricados ao corpo, calças jeans, tênis, camisetas com estampas agressivas, camisas de time de futebol, Lembre-se você está procurando emprego e não indo para uma balada.
  • Evite fumar antes de uma entrevista, pois o mau cheiro irá te acompanhar, além de ser maléfico para sua saúde, algumas empresas hoje buscam profissionais com hábitos e atitudes mais saudáveis. Ao ser perguntado se é fumante, seja verdadeiro, pois um dia a verdade virá átona.
  • Evite entrar em uma entrevista mascando chicletes ou balas, isso é falta de respeito perante ao entrevistador.
  • Caso possua portfólio de trabalhos elaborados, seja organizado ao demonstra-los, vale também para seus documentos pessoais, não perca tempo procurando, tenha em mãos rapidamente
  • É extremamente ruim falar mau de seu antigo emprego ou até mesmo o atual, seja positivo em suas respostas, mesmo que tenha fracassado no emprego anterior, tente ver os pontos positivos e as experiencias que adquiriu e do atual busque repostas tipo para que eu possa crescer em minha carreira, ter oportunidades de promoção, assumir maiores responsabilidades.
  • Seja sincero ao revelar o motivo de sua saída do emprego anterior e mostre-se bem entusiasmado com a vaga para qual está concorrendo.
  • Aproveite este momento para fazer perguntas e tirar suas dúvidas a respeito da vaga, mas tome cuidado não vá fazer perguntas tipo: Quanto irei ganhar, quantas horas de almoço, quando será as folgas para descanso, isso é imperdoável para um profissional.
  • Seja verdadeiro ao informar seu salário anterior, lembre-se que a empresa poderá solicitar algum documento que comprove sua veracidade, não tente demonstrar superioridade salarial.
  • Mantenha contato com o entrevistador, seja por telefone ou por e-mail caso este te passe, isso realça seu interesse pela vaga proposta e você terá também informações relevantes para que possa aprimorar melhor seu desempenho para a próxima fase.
  • Informe-se sobre a empresa, em alguns casos uns dos melhores meios de comunicação é atualmente a internet, procurar saber a respeito da empresa a qual estar se candidatando é fundamental para discutir com o entrevistador, mostre interesse.
  • Ao ser perguntado por seus pontos fortes, enfatize suas habilidades profissionais, suas qualificações pessoais e suas experiencias anteriores com relação ao cargo que se propõe a exercer. Nunca fale de suas habilidades pessoais como um esportista ou de um hobby que possua por exemplo, pois isso não tem nada a ver com a vaga oferecida.
  • Nunca tente comandar uma entrevista, saiba qual é o seu lugar, responda de forma clara e objetivas a todas as perguntas feitas.
Lembre-se essas dicas aqui postadas, significa o princípio básico para boa entrevista.
Boa Sorte...
Autor,
André Crispim