quarta-feira, 27 de julho de 2011

A Arte De Esculpir Frutas & Legumes


História -A arte de esculpir frutas e legumes começou na China, há aproximadamente dois mil anos, para decorar placas e eventos, chegando aos restaurantes e grandes celebrações. A técnica chegou à Tailândia em 1364, importada da China. Relatos históricos contam que uma princesa do palácio decorou pela primeira vez frutas e esculpiu vegetais em uma comemoração. Ao ver isso, o rei resolveu levar esta arte para seu uso na corte. As frutas e vegetais são esculpidas em diferentes formas, com o objetivo de dar beleza e atrair o paladar. Os alunos aprenderão a técnica tailandesa de como transformar alimentos em obras de arte, criando diferentes motivos de ornamentos de frutas e legumes que poderão decorar pratos, bandejas, mesas, tábuas de frios, festas, casamentos, aniversários e todo o tipo de eventos.
Originou-se do Festival das Lanternas flutuantes (Loi Krathong Festival) do Reino da Tailândia Sukhothai na dinastia de 700 anos atrás. O festival é um evento tradicional onde os moradores flutuam lanternas no rio em agradecimento à alma de água, na lua cheia em dezembro. Decoraram as lanternas esculpidas com flores, pássaros, cisnes, coelhos e outros animais, os frutos e produtos hortícolas. Todos foram atraídos por tanta beleza e em seguida, esta arte foi transmitida em todo o país. Desde então, esculpiam frutas e legumes para a decoração dos pratos do palácio em homenagem aos visitantes .

Em 1932, essa arte começou a ser ensinada a professores, e passou a ser mais uma das manifestações artísticas oficiais como a música, pintura, e dança. A diferença entre a China e a Tailândia em esculpir frutas e legumes é que os chineses fazem figuras e imagens alegóricas de suas histórias e lendas, como dragões e elementos que remetem guerras e vitórias. Já os tailandeses esculpem principalmente flores e elementos ligados à natureza e à religião budista.

Esta arte tailandesa ganhou o mundo e até hoje encanta aos olhos de todos os convidados de qualquer evento! Se entregue a esta magia!
Vejam alguns Trabalhos de chefs Adriano Elias, Beth Hotz, Chef Mueller.





  














Um comentário:

  1. Show de bola, difícil de superar... Na verdade insuperável. Gostaria de me comunicar com vcs para verificar sobre como fazer esse curso de esculturas em frutas e legumes

    ResponderExcluir