História -A arte de esculpir frutas e legumes começou na China, há aproximadamente dois mil anos, para decorar placas e eventos, chegando aos restaurantes e grandes celebrações. A técnica chegou à Tailândia em 1364, importada da China. Relatos históricos contam que uma princesa do palácio decorou pela primeira vez frutas e esculpiu vegetais em uma comemoração. Ao ver isso, o rei resolveu levar esta arte para seu uso na corte. As frutas e vegetais são esculpidas em diferentes formas, com o objetivo de dar beleza e atrair o paladar. Os alunos aprenderão a técnica tailandesa de como transformar alimentos em obras de arte, criando diferentes motivos de ornamentos de frutas e legumes que poderão decorar pratos, bandejas, mesas, tábuas de frios, festas, casamentos, aniversários e todo o tipo de eventos.
Originou-se do Festival das Lanternas flutuantes (Loi Krathong Festival) do Reino da Tailândia Sukhothai na dinastia de 700 anos atrás. O festival é um evento tradicional onde os moradores flutuam lanternas no rio em agradecimento à alma de água, na lua cheia em dezembro. Decoraram as lanternas esculpidas com flores, pássaros, cisnes, coelhos e outros animais, os frutos e produtos hortícolas. Todos foram atraídos por tanta beleza e em seguida, esta arte foi transmitida em todo o país. Desde então, esculpiam frutas e legumes para a decoração dos pratos do palácio em homenagem aos visitantes .
Em 1932, essa arte começou a ser ensinada a professores, e passou a ser mais uma das manifestações artísticas oficiais como a música, pintura, e dança. A diferença entre a China e a Tailândia em esculpir frutas e legumes é que os chineses fazem figuras e imagens alegóricas de suas histórias e lendas, como dragões e elementos que remetem guerras e vitórias. Já os tailandeses esculpem principalmente flores e elementos ligados à natureza e à religião budista.
Esta arte tailandesa ganhou o mundo e até hoje encanta aos olhos de todos os convidados de qualquer evento! Se entregue a esta magia!
Vejam alguns Trabalhos de chefs Adriano Elias, Beth Hotz, Chef Mueller.
Show de bola, difícil de superar... Na verdade insuperável. Gostaria de me comunicar com vcs para verificar sobre como fazer esse curso de esculturas em frutas e legumes
ResponderExcluir