quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gastronomia UFRJ

Gastronomia
Carreira mais disputada no vestibular de 2011 da UFRJ




Estreante na graduação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o curso de gastronomia teve no concurso de acesso a média de 115,88 candidatos por vaga. A concorrência foi a maior, se comparada com cursos tradicionalmente disputados como Medicina, que teve a média de 104,23.


Para a professora e coordenadora do curso, Nilma Morcef, o índice foi uma surpresa, mas ela afirma que já havia uma boa expectativa. A professora atribui o resultado a alguns fatores como a procura por novas possibilidades de carreiras, e ao fato de a gastronomia exercer um fascínio entre as pessoas, porque a alimentação está associada aos princípios do prazer e do belo.

Outro fator apontado pela coordenadora é ser a primeira graduação oferecida numa faculdade pública no estado do Rio de Janeiro. A carreira de gastrônomo está em alta e “a UFRJ vem atender a uma demanda social que encontrava-se latente”, completa Nilma. Outros fatores também contribuem para a procura da formação como a ampliação de novos postos de trabalho no setor alimentício em virtude da Copa do Mundo em 2014 e das Olímpíadas em 2016.

O bacharelado em gastronomia possibilita a atuação do profissional como chef, empreendedor, e na área acadêmica com ensino e pesquisa. Com abordagem multidisciplinar, a nova carreira se propõe a ser um instrumento para recuperar, preservar e divulgar valores culturais e históricos da alimentação brasileira, especialmente do Rio.

O início do ano letivo é no segundo semestre com ocupação das 20 vagas oferecidas. Em 2012, serão 40 vagas totais para primeiro e segundo semestre. Segundo a coordenadora, há previsão de aumento de cadeiras curriculares sem comprometer a estrutura e qualidade do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário