sábado, 2 de julho de 2011

Conceitos Profissionais


Conceito de Benchmark

Quando nós buscamos conhecer pessoas que tiveram sucesso em sua vida pessoal ou profissional, estamos buscando uma referência, assim aprendemos com a experiência dos outros e crescemos mais rápido.
Neste caso a Empresa faz o mesmo em relação aos seus produtos e serviços comparando-os as demais Empresas, sendo concorrente ou não. Deste modo, aprende com as experiências dos outros e agrega ao seu produto, o que os deles tem de melhor.
Assim se consegue benefícios mais baratos sem que precise reinventar a roda ou assumir riscos desnecessários.
O Benchmark mostra à Empresa o que fazer e como fazer para melhorar seu produto e ganhar maior eficiência e competitividade.
Isto quer dizer que devemos fazer em nosso dia- a- dia o Benchmark para com os nossos prováveis concorrentes.


Conceito de Brainstorming

Brainstorming significa uma relação de idéias realizada em grupos, onde todos contribuem na busca da solução de um problema. Quanto mais idéias tiverem melhor, se o assunto for encontrar a solução para o problema.
O Brainstorming é feito com objetivo fixado, todas as idéias devem ser relativas ao assunto em pauta, mesmo que a idéia de um dos seus participantes seja encarada como uma bobagem, no Brainstorming isso não acontece, pois não se julga uma idéia se é boa ou ruim, todos podem falar livremente sem medo de críticas, o importante somar todas as demais idéias.
Isto quer dizer que devemos estar sempre praticando o Brainstorming com nossos funcionários, saibam tirar vantagens das idéias deles.
 


Conceito de Reunião Relâmpago

Reunião Relâmpago é uma reunião rápida e objetiva, onde as informações serão transmitidas. É de suma importância que seja realizada diariamente e não deve ter mais do que dez minutos de duração. Em geral são informações relativas a pontos negativos do dia anterior ou até mesmo uma ação imediata no dia corrente, devem também entrar na pauta informações que sejam do interesse dos funcionários, somente através da comunicação é que o grupo se fortalece para que todos trabalhem pelos objetivos e metas.

Conceitos de Administração Visível

A administração visível torna mais fácil o acompanhamento das metas, isso deve ser feito através de gráficos, que devem estar dentro dos padrões da empresa e mostre de forma clara o andamento das metas da equipe.
Para que os gráficos manifestem realidade precisamos identificar qual o item que melhor representa o cumprimento das metas.
Todos os gráficos devem indicar um responsável pela sua atualização e a freqüência com que é atualizada.
O gráfico deverá ficar exposto ao alcance de todos, e o tipo de gráfico usado tem que ser o mais simples possível, mas sem esquecer de padroniza-los, propiciando o acompanhamento eficaz das metas. Isto é uma Administração Visível.

Conceito de Workshop

O Workshop é a oportunidade para a prestação de contas das metas negociadas e obter o reconhecimento pelo cumprimento das ações do método, ele acontece na data fatal fixada para prestação de contas das ações do método, esta data não poderá ser inalterável. O material que vai ser apresentado é muito importante, são eles, Método Aprovado e Assinado pela Chefia, Gráfico de Controle da Meta, Folhas de Verificação, Fotografias, é importante utilizar também o material de apoio na apresentação como retroprojeto, flip-chart etc...
O material a ser apresentado deve conter apenas fatos e dados relacionados com as ações do Método, quem apresenta cada ação é o responsável pela sua execução, é importante que todos desta equipe participem nesta apresentação.

Conceito de Objetivo, Meta e Método

Quando focamos no Objetivo estamos fixando uma direção a seguir, este objetivo é um foco de atenção. Por exemplo: Reduzir Custos, Melhorar a Qualidade, Melhorar as Vendas, Melhorar Prazo de Entregas em Domicilio etc...
A negociação de objetivos e metas é importante porque define os rumos da equipe de trabalho. A Meta é a tradução do objetivo em Números e Data para o cumprimento, o caminho para atingir a Meta é o Método (Ação) tem que estar bem clara. O Método só é bom se tiver Ação forte para atingir a meta, do contrário é um método ineficaz. O planejamento só é completo quando cumprimos estas três etapas.

Objetivo.****Método.****Data****Fixada.

Autor,
André Crispim

Nenhum comentário:

Postar um comentário